Gestão de Investimentos

gestao de investimento

O que é a Gestão de Investimentos?

A gestão de investimentos tem duas definições gerais, uma relacionada com serviços de consultoria e outra relacionada com finanças corporativas.

Na primeira instância, um consultor financeiro ou empresa de serviços financeiros presta serviços de gestão de investimentos coordenando e supervisionando a carteira financeira de um cliente – por exemplo, investimentos, orçamentos, contas, seguros e impostos.

Nas finanças corporativas, a gestão de investimentos é o processo de assegurar que os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa sejam mantidos, contabilizados e utilizados da melhor forma possível.

Como funciona a gestão de investimentos?

Uma empresa de gestão de investimentos que serve como conselheira de um cliente tem um objectivo primordial – aumentar substancialmente a carteira do seu cliente. Os gestores de investimentos são frequentemente contratados por investidores institucionais como fundos de pensão, corporações e intermediários financeiros, bem como por indivíduos com alto patrimônio líquido.

Os gestores de investimento realizam entrevistas, pesquisas e análises estatísticas de empresas, mercados e tendências para determinar quais investimentos devem ser feitos ou evitados em nome de seus clientes. Os gestores de investimento geralmente não precisam de uma licença específica de “gestor de investimento”, embora as empresas que contratam gestores de investimento muitas vezes exijam o registro em uma ou mais bolsas e/ou na Associação Nacional de Dealers de Valores Mobiliários (NASD).

Nas finanças corporativas, a gestão de investimentos requer encontrar formas de maximizar o valor da empresa, gerenciando ativos tangíveis e intangíveis de longo prazo para que sejam mais confiáveis, eficientes ou mais baratos – incluindo a avaliação de opções de financiamento de ativos, métodos contábeis, gestão de operações de produção e cronogramas de manutenção.

Porque é que a gestão de investimentos é importante?

Embora a maioria dos trabalhos financeiros não tenha um título oficial de “gestor de investimentos”, a verdade é que quase todos no mundo financeiro usam a gestão de investimentos até certo ponto.

Como resultado, a maioria dos profissionais financeiros é julgada pela sua capacidade de gerir investimentos com sucesso – directa ou indirectamente. A proficiência na gestão de investimentos faz a diferença entre um desempenho medíocre e um desempenho estelar, tanto a nível individual como corporativo.